A importância da Visão

O ser humano é essencialmente visual.

Acredita-se que, mais de 80% de toda a informação que o ser humano capta do exterior e que é transportada até ao cérebro, é obtida visualmente. Por isso, não é de estranhar que o mundo que nos rodeia se estruture, acima de tudo, em função deste sentido. Nas ruas os sinais e placas são os nossos orientadores. Nas lojas as informações estão afixadas. Na escola, no trabalho, em todo o lado se pressupõe que possamos ver a informação que nos disponibilizam. Razões de sobra para tratarmos bem dos nossos olhos e darmos ao sentido da visão a devida importância.

Diversos estudos referem que cerca de 75% do insucesso escolar, pode dever-se a dificuldades de visão. Segundo um estudo recente, estima-se que em Portugal, mais de 56% da população tenha  insuficiência de visão. Cerca de 20% dos portugueses nunca fez  um exame visual, 35% não sabe identificar as causas para o aparecimento de problemas visuais e 54% não sabe sequer o que é a radiação UV, desconhecendo a necessidade de correta proteção solar.

A importância da Visão
Como se processa a visão?

Os olhos são constituídos por um conjunto de músculos que o permitem rodar e direcionar-se rapidamente, de modo a receber imagens  (informações, sensações). Todas estas sensações visuais, chegam-nos aos olhos sob a forma de luz, luz essa que é depois conduzida através de várias camadas, até ao fundo do olho (retina), onde se forma então a imagem. Na retina, a imagem é então filtrada, processada e enviada através do nervo ótico até ao centro visual no cérebro.